Em Itapira, bombeiro civil dá curso gratuito de primeiro socorros a professoras

via Itapira News

Uma iniciativa altruísta. Assim pode ser definida a decisão do bombeiro civil Ronaldo Ramos em ministrar, voluntariamente, uma capacitação de primeiros socorros a professoras do Educandário Nossa Senhora Aparecida.

A atividade foi realizada na manhã da última terça-feira (23), entre 8h00 e 12h00, e englobou instruções teóricas e práticas. O cronograma envolveu diversas abordagens, incluindo treinamento sobre compressão toráxica e OVACE (Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho) – acidente que costuma ser comum principalmente com crianças.

Ramos, que também é técnico em Segurança do Trabalho, atua há três anos na Defesa Civil de Itapira e possui experiência acumulada de dois anos no SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e de 15 anos na equipe de resgate da Intervias.

Segundo informou ao Itapira News, a iniciativa surgiu da preocupação com a ausência desse tipo de capacitação nas instituições educacionais. “Tenho um filho de dois anos que fica no Educandário e sei que muitos profissionais de instituições deste tipo não têm o devido preparo para situações de emergência. Por isso, me dispus a oferecer esse trabalho voluntário, que pode gerar um benefício muito grande, já que nunca sabemos o que pode acontecer”, comentou.

Ao todo, 18 profissionais acompanharam as instruções e participaram dos treinamentos práticos. O bombeiro ainda se colocou à disposição de outras instituições e escolas para ministrar capacitações semelhantes junto a seus educadores. “Com esse curso, todos terão uma segurança a mais em uma eventual situação emergencial”, frisou.